plano-diretor

O Plano Diretor Municipal é o principal instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, definido pela Lei 10.257/01, denominada Estatuto da Cidade. Ele foi criado com o objetivo de fornecer aos gestores municipais, uma poderosa ferramenta de identificação, acompanhamento e planejamento da ocupação urbana de seu território.

Além dele, o Ministério das Cidades exige dos municípios a elaboração de planos complementares, como o Plano de Mobilidade Urbana, Plano de Saneamento Básico, Plano de Habitação de Interesse Social e a atualização de sua Legislação Urbanística Básica (Leis de uso e Ocupação do Solo, de Parcelamento, Código de Obras e de Posturas).

Todos estes instrumentos, desenvolvidos pela G3 Geotecnologias em parceria com as comunidades locais e através das mais modernas ferramentas de geoprocessamento, permitem aos municípios um adequado e racional uso dos recursos públicos no planejamento territorial, garantindo assim a melhoria da qualidade de vida da sua população e a preservação dos recursos naturais de seu território.